sexta-feira, 3 de abril de 2009

Uma foto - ZERO de história...

Por vezes quando menos se espera conseguem-se instantâneos inusuais.
Com a "arma" fotográfica por perto aproveita-se o momento.
O grafitti o que é? Arte, crime? Um passatempo daqueles que nada mais tem que fazer ou o estado da nossa juventude? Cada um fará o seu juízo...
Mas como eu também tenho esse direito darei o meu "parecer", não como doutorado nas artes da crítica mas antes como simples observador.
Pois bem...ia eu a passar por uma rua da vila de Custóias (agora parece que é afinal uma cidade?) quando encontro, numa dessas estações de distribuição eléctrica caiadas de branco alvo, umas inscrições acompanhadas dos não menos conhecidos desenhos grafittados. Inscrições essas que não escrevo aqui pois qualquer um as pode literalmente ler. Quanto às imagens elas "falam" por si tal é a riqueza expressiva daquelas linhas espalhadas pela branca parede.
Ao que parece representam a afinidade de determinada pessoa (será o Simões?) por outra denominada por Geninho - serão nomes verdadeiros ou pseudóminos de determinadas pessoas, encontrados na sub-cultura tão enraízada neste nosso portugal?
bem, dizia eu que se trata de afinidade...será afinidade ou falta desta? será um acerto de contas? Talvez...
Pode representar muitas leituras, mas há uma em particular que representa: os desleixo das nossas entidades que permitiram que esta imagem lá estivesse pelo menos 2 anos, sujeita aos elementos e aos olhos dos trausentes - principalmente das nossas crianças (curioso: vai ali nascer um centro escolar em breve; foi assim que se lembraram de retirar estas inscrições quase rupestres?).

Pois bem, aqui vai a tal imagem...apreciem!
Ah...temos poeta! Que rima! Qual Camões, qual Bocage...aqui reina o Simões!

1 comentário:

joaozito disse...

Oh, oh!